E lá se vão mais de 100 anos de rádio no Brasil, desde a primeira transmissão experimental, em 1919. A TV chegou alguns anos depois, em 1950. De lá para cá, esses dois veículos seguem conectando pessoas e fazendo história. Parte dela foi contada no encontro organizado pela Asssociação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (AERP) e pelo Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Paraná (SERT-PR) nesta segunda-feira (28), em Curitiba. O primeiro de uma série que acontece após quase três anos de espera, conforme explica Caíque Augustini, presidente da Aerp.

O secretário da Secretaria de Radiodifusão, do Ministério das Comunicações, ficou responsável por uma das palestras. Ele trouxe dados do investimento realizado nos últimos dois anos e também traçou um panorama das transformações que estão a caminho. Para Maximiliano Salvadori Martinhão, a qualidade é a principal delas.

Assuntos técnicos também foram abordados, incluindo adaptações previstas em lei, aumento de potência e permissões para operar. O superintendente da Anatel, Vinicius Caram, lembrou que o Brasil é um dos países onde a comunicação tem importância vital, por causa das diferenças geográficas.

A chegada da tecnologia 5G, por exemplo, deve trazer mudanças positivas para o setor.

Os próximos Encontros Regionais serão em Cascavel (05/05), Francisco Beltrão (06/05), Umuarama (19/05), Campo Mourão (20/05), Maringá (09/06), Londrina (10/06), Guarapuava (23/06) e Ponta Grossa (24/06).

Ouça a matéria completa no link: