A estufa do Jardim Botânico de Curitiba foi interditada a partir desta segunda-feira (10) para manutenção interna e limpeza da estrutura que abriga espécies da mata atlântica. A previsão é de que os serviços sejam finalizados em cerca de um mês, quando acontece a reabertura do espaço. Nos caminhos internos, que passaram por readequação durante as obras de acessibilidade, serão feitas correções para tornar o piso mais aderente e seguro para os visitantes.
Limpeza
O último trabalho de limpeza aconteceu em agosto do ano passado. Com o auxílio de andaimes, serão lavadas todas as 3,8 mil peças de vidro e a estrutura metálica por dentro e por fora. Depois da lavagem da estufa, as equipes devem trabalhar na Galeria das Quatro Estações.
A água utilizada na limpeza virá do poço artesiano do Horto Municipal do Guabirotuba, um dos 30 perfurados pelo município durante a crise hídrica de 2020 para atender aos equipamentos municipais e comunidades vulneráveis.
Durante o abastecimento dos reservatórios pelos caminhões-pipa pode haver interdição parcial da Avenida Prefeito Lothario Meissner, com sinalização e orientação da Superintendência de Trânsito.
Passeios alternativos
A estufa fechada não impede a visita ao Jardim Botânico. O local, que completou 31 anos em outubro do ano passado oferece uma série de outros atrativos a quem for até a unidade de conservação durante os trabalhos. Entre elas, o Jardim das Sensações, as coleções botânicas espalhadas por toda a área e a própria Galeria das Quatro Estações.
Redação com Assessoria