Estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná foram informados que os Restaurantes Universitários (Rus) das sedes Centro e Ecoville e a lanchonete da sede Neoville terão as atividades interrompidas a partir do dia 14 de agosto. Indignados, alunos apontam que o corte das refeições vai prejudicar principalmente aqueles que recebem bolsas de auxílio e quem estuda em regiões mais afastadas do centro, caso do estudante de mecatrônica Marcio da Silva Junior.

Barbara Campos Machado Gross Stecca, veterana de Arquitetura e Urbanismo reforçou a necessidade de atendimento daqueles estudantes que têm no RU sua principal fonte para a alimentação de baixo custo.

À CBN Curitiba, a UTFPR informou que vai depositar o valor de “R$ 100 mensais para almoço e R$ 100 mensais para o jantar” na conta dos alunos bolsistas para utilização dos valores no período em que o RU não estiver em funcionamento. A nota enviada ainda detalha que “nesta sexta-feira (11) ocorre o pregão eletrônico do processo licitatório para contratação de empresa para assumir as atividades dos RUs. O processo leva em conta peculiaridades do campus Curitiba e procura atender às demandas dos estudantes, como a oferta de alimentação vegana, por exemplo”.

Instrituilção diz que “um novo processo licitatório precisou ser organizado, atendendo às exigências da nova legislação”. Foto: Decom UTFPR

Na nota, a UTFPR esclareceu ainda que “devido à Nova Lei de Licitações e Contratos (lei 14.133/2021) não foi possível realizar a renovação contratual com a Igli Alimentos e um novo processo licitatório precisou ser organizado, atendendo às exigências da nova legislação”.

O pregão está em fase de processamento das participações, mas ainda não há prazo para o retorno das atividades.