Nesta quinta-feira (28), às 17h30, estudantes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), fazem uma manifestação próximo a um dos campi de Curitiba. Eles pedem que a instituição tenha um ambulatório próprio, com uma equipe especializada pronta para atender às necessidades dos alunos. Quem explica é a estudante Elen Santos, uma das organizadoras da mobilização.

A reivindicação acontece após a morte de um estudante da instituição.

Estudantes da UTFPR cobram ambulatório para atendimentos emergenciais. Foto: Divulgação

Por meio de nota a UTFPR informou que atualmente os serviços emergenciais de atendimento médico nos campi da UTFPR são realizados por empresas contratadas especificamente para essa finalidade. Os contratos são regularmente compostos tendo em vista a garantia de segurança à comunidade interna, restringindo-se à contratação de empresas que possuam todos os certificados de atuação previstos em lei.

A instituição informou que, além da contratação de empresa de saúde, contrataram seguro saúde para 100 % dos 40 mil estudantes.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) disse ainda que lamenta pelo problema de saúde de um estudante, manifestado no campus Curitiba, e ainda que foi aberta uma sindicância para apurar a atuação de uma servidora técnica de enfermagem no local. Também os gestores do contrato do campus com a prestadora de serviços emergenciais de saúde foram notificados para apurar se o atendimento prestado pela empresa atende aos critérios de qualidade exigidos pela UTFPR.