Três estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Clara Brandão Tesserolli, no bairro Novo Mundo, vão para Campinas (SP) participar da final da 14º edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil. O evento acontece neste fim de semana (20 e 21 de agosto) na Universidade Estadual de Campinas.
A escola Maria Clara Brandão Tesserolli é a única da rede municipal na final. A edição deste ano reuniu 11,4 mil equipes, com mais de 73 mil estudantes de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. Apenas 320 atingiram a pontuação para chegar à última fase. No Paraná, apenas oito equipes se classificaram.
O formato da competição valoriza o esforço coletivo. As equipes são compostas por quatro pessoas: três estudantes (que podem estar em diferentes anos) e um professor de História. Cada professor pode orientar quantas equipes desejar. Desde a primeira edição, exceto em 2020 e 2021 devido à pandemia de covid-19, a Olimpíada termina com uma fase presencial para 800 finalistas, na Universidade Estadual de Campinas para a prova dissertativa.