Melhor no segundo tempo, após ter dois gols anulados por impedimento no primeiro, o Athletico derrotou o Coritiba, por 1 a 0, neste domingo (16), na Arena da Baixada, com um gol marcado por Alex Santana aos 44 minutos. Foi a estreia deste volante no maior clássico paranaense e a segunda vitória consecutiva do rubro-negro sobre o alviverde nos últimos minutos: em junho, no estádio Couto Pereira, o jogo teve o mesmo placar e o artilheiro foi o lateral-direito Khellven, de pênalti, aos 54 minutos do segundo tempo.

O resultado não alterou a posição dos rivais na Série A do Campeonato Brasileiro. O rubro-negro permaneceu em sexto lugar, mas agora com quatro pontos de vantagem sobre o sétimo colocado, o Atlético Mineiro: 51 a 47, após 32 rodadas. Com uma partida a menos, o alviverde continuou em 15º, com 34, três acima da zona de rebaixamento e ainda sem vitória fora de casa na competição (dois empates e treze derrotas).

Logo no primeiro minuto de jogo houve o primeiro arremate do Coritiba: Fabrício Daniel chutou da entrada da área e o goleiro Bento defendeu. Pelo Athletico foi de Pablo a primeira chance, mas o atacante escorregou na área após passar por um adversário. Em seguida, quase um gol olímpico do alviverde: Gabriel Boschilia cobrou escanteio e Bento tocou na bola, que bateu no travessão.

Os gols anulados aconteceram aos 32 e aos 47 minutos. No primeiro caso, impedimento de Pablo que rolou para o finalizador Vitinho; no segundo, toque de Terans, que já estava impedido, e desvio do zagueiro coxa-branca Chancellor. Seria gol contra.

Após o equilíbrio na primeira etapa, o jogo teve mais volume atleticano: Pedro Henrique cabeceou e a bola passou perto da meta de Gabriel Vasconcellos; em outros lances, o goleiro impediu gols de Terans e Cuello. Na outra área, porém, Bento evitou um gol contra de Erick em quem a bola bateu depois de um cabeceio de Adrían Martínez.

No lance decisivo, Alex Santana roubou a bola de Thonny Anderson, que tentou sair jogando, e acertou o canto direito de Gabriel Vasconcellos. O gol foi comemorado por quase 30 mil pessoas em mais um clássico de torcida única.

Depois do clássico, os dois times vão jogar fora de casa: o Coritiba contra o São Paulo, quinta-feira (20), às 20h, na capital paulista; e o Athletico diante do Bragantino, sábado (22), às 16h30, em Bragança Paulista.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
32ª rodada
Domingo, 16/10 – 19h – Arena da Baixada
ATHLETICO 1 x 0 CORITIBA
Gol: Alex Santana aos 44 minutos do 2º tempo
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS), Alessandro Alvaro Rocha de Matos (BA) e Leirson Peng Martins (RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões amarelos: Pedrinho, Fernandinho (Athletico), Alef Manga e Jesus Trindade (Coritiba)
Renda: não divulgada
Público total: 29.599
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner (Pedrinho); Erick, Fernandinho e Terans (Alex Santana); Cuelllo (Rômulo), Pablo (Vitor Roque) e Vitinho (Canobbio); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Natanael (Matheus Alexandre), Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesus Trindade, Bernardo (José Hugo), Bruno Gomes e Gabriel Boschilia (Adrían Martínez); Fabrício Daniel (Thonny Anderson) e Alef Manga (Léo Gamalho); técnico: Guto Ferreira.