Na coluna Metro Quadrado, desta terça-feira (24), Ricardo Reis fala sobre a carreira do engenheiro civil Alexandre Fabi, diretor da construtora Plaenge, com mais de 50 anos de mercado.

Ouça a coluna:

Início

O engenheiro começou a trabalhar na empresa ainda quando ela pertencia ao seu pai. Começando em Londrina, dividindo o escritório e o telefone com obras industriais nos anos 70. Um de seus primeiros projetos foi quando o Alexandre replanejou uma fábrica da Coca-Cola, criando uma parceira com a marca até os dias de hoje.

Nos anos 90, a Plaenge chegou a Curitiba, entrando em um terreno no Ecoville e apresentando um cronograma da obra com garantia de entrega, uma grande novidade naquela época.


SAIBA MAIS


Estratégia

O pilar da empresa é ter terrenos, fazer projetos, venda e construção própria e pós-obra. Para crescer, a proposta não precisa abrir capital, o próprio dinheiro têm esse controle, sendo um processo fundamental no mercado de construção.

Além disso, para abrir uma franquia em uma nova cidade, a empresa manda um funcionário com mais de três anos de experiência com objetivo de conhecer a prefeitura, os empreendedores, terrenos e assim por diante.