Na coluna Marketing Digital desta terça-feira (18), Fernanda Musardo fala sobre estratégias que as empresas podem utilizar para alcançar um bom número de vendas durante a Black Friday 2025.
SAIBA MAIS
- Novas estratégias que podem ajudar as marcas a terem um melhor desempenho na Black Friday 2025
- Black Friday 2025: a necessidade de comunicação objetiva para conquistar o consumidor real
- Estratégias que podem ajudar as marcas a fortalecerem relações com seu público
De acordo com a colunista, 55% dos brasileiros ainda estão indecisos sobre comprar ou não durante a próxima Black Friday, pois o cliente se tornou uma espécie de auditor. Ela explica que 42% das pessoas já monitoram os preços dos produtos meses antes da última sexta-feira de novembro, para não cair na famosa “metade do dobro”, quando lojistas aumentam os valores originais dias antes da data promocional para, em seguida, anunciar um “desconto” que, na verdade, apenas retorna ao preço normal.
No entanto, a colunista explica que a expectativa de vendas permanece alta, com projeção de faturamento recorde, chegando à casa dos R$ 11 bilhões, e um crescimento de 17%.
Estratégias para ter um melhor desempenho
A primeira orientação da colunista é que as marcas utilizem o Pix como ferramenta de negociação, e não apenas como forma de pagamento, já que ele é a opção preferida por 78% dos consumidores. Ela recomenda que, em vez de dizer “5% de desconto no Pix”, os vendedores apresentem isso como um poder de compra à vista, criando campanhas relâmpago no WhatsApp, nas quais o desconto agressivo seja exclusivo para o pagamento instantâneo.
Outra dica de Fernanda é que as empresas adotem a tática da entrega mais econômica, pois 53% dos clientes aceitam esperar mais tempo se o frete for gratuito. Além disso, a colunista comenta que esse recurso pode ser usado como argumento de venda com a frase: “Compre agora com frete grátis e garanta seu produto sem pagar uma taxa de urgência”.








