O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) informou que a PR-410, conhecida como Estrada da Graciosa, e que é um acesso alternativo de motoristas para o litoral do Paraná, deve ser liberada no dia 20 de dezembro. Porém, a data pode ser alterada caso as mudanças climáticas atrapalhem os trabalhos de reparo.

No local, o trecho entre o km 6 e o km 16 precisou ser interditado por conta de riscos de novos deslizamentos de terra. No final de novembro, vários desmoronamentos atingiram a área, que precisou ser bloqueada. Além disso, uma trinca na pista, na altura do km 7, também impediu o tráfego de veículos. Apenas alguns pontos da rodovia foram liberados, para facilitar o acesso de moradores e turistas em determinadas áreas.

O bloqueio acontece para garantir a segurança dos motoristas. O DER-PR informou que no trecho onde houve a rachadura foi registrado rompimento de cortina atirantada, o que resultou no surgimento de um degrau no pavimento da rodovia, com uma trinca de aproximadamente 50 metros de extensão. O departamento informou que continua monitorando o trecho.

Por: Bruno de Oliveira