A proposta de reforma tributária apresentada na semana passada pode provocar um aumento no preço dos produtos da cesta básica, principalmente na região sul, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Pelos cálculos da associação, caso a reforma seja aprovada no Congresso Nacional, o aumento médio na tributação nos três estados será de 93,5%.

No levantamento, foram considerados produtos como arroz, feijão, carnes, ovos, legumes, dentre outros. De acordo com a Abras a adoção reduzida em 50% sobre a alíquota padrão do IVA (Imposto sobre Valor Agregado) prevista de 25%, que está em discussão pode gerar esse encarecimento, como explica o presidente da associação, João Galassi.

Para o secretário do Ministério da Fazenda, Bernard Appy, há um erro nos cálculos feitos pela Abras e que há outros critérios a serem levados em conta no conjunto da reforma.

O texto da Reforma Tributária deve ser votado na Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente Arthur Lira acelerou os processos e as discussões podem começar ainda nesta segunda (3) no plenário.