Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo. São 1.200 vagas disponíveis para estudantes da 1ª série do Ensino Médio. Esta será a maior edição do programa, além de incluir pela primeira vez a Irlanda na lista de destinos, ao lado de Austrália, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido. Os embarques dos intercâmbios estão programados para acontecerem a partir de janeiro de 2025.

Os alunos interessados podem se inscrever desta quarta-feira (28) até o dia 19 de abril na Área do Aluno (sistema próprio da Seed). Para se inscrever é necessário ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição estadual, além de ter idade entre 14 e 17 anos.

Entre os critérios de seleção do programa estão o desempenho acadêmico do ano anterior (médias iguais ou superiores a 7,0 em cada uma das disciplinas da Matriz Curricular nas avaliações ao processo seletivo, constatadas no Sistema Estadual de Registro Escolar – SERE); frequência igual ou superior a 85% (oitenta e cinco por cento) em cada uma das disciplinas; participação em atividades extracurriculares e pontuação obtida no Programa Aluno Monitor.

Cada município terá uma vaga e outras 100 serão destinadas a beneficiários do Bolsa Família e 701 vagas serão distribuídas conforme critérios da Seed especificados no edital. As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 200 para a Austrália, 500 para o Canadá, 150 para Irlanda, 200 para Nova Zelândia e 150 para o Reino Unido. O resultado da classificação está marcado para maio.

O programa viabiliza a oportunidade de intercâmbio internacional a estudantes matriculados em escolas públicas estaduais do Paraná, no qual os alunos estudam em países que oferecem curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O programa foi lançando em 2019 e, desde então, em suas quatro edições, 1.240 estudantes da rede de ensino já atravessaram o mundo, onde vivenciaram experiências de imersão nas culturas dos países anfitriões, além de aprenderem novos idiomas.

*Com informações da AEN.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata