Após obras de ampliação, a estação-tubo Praça Carlos Gomes (sentido Fazenda Rio Grande), na Rua Lourenço Pinto, no Centro, voltou a funcionar nesta terça-feira (21), às 5h40. A estação foi ampliada pela Urbanização de Curitiba (Urbs) para melhor atender os 10 mil usuários diários da linha de ônibus metropolitana F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande, que têm ponto final no local. Somente pela estação-tubo, passam 2,7 mil pessoas por dia.
A estação-tubo teve sua extensão ampliada em 58%, de 9,97 metros, com sete módulos, para 15,75 metros, com 11 módulos. Além disso, a Setran instalou um semáforo repetidor na coluna da esquerda (onde só tinha um semáforo de pedestres), no cruzamento da Rua Lourenço Pinto e a Rua André de Barros, para facilitar a saída dos ônibus da estação-tubo.
A ampliação foi realizada por meio de um convênio com o Governo do Estado, pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), que repassou R$ 840 mil para a execução dos trabalhos.
A linha F02-Curitiba/Fazenda Rio Grande é a segunda em número de passageiros entre Curitiba e Fazenda Rio Grande, só perde para a linha F03-Fazenda Direto. Implementada em 1997, a estação da Praça Carlos Gomes já não comportava a quantidade de usuários que utiliza a linha.
Com informações da prefeitura.