A Câmara Municipal de Curitiba é a única, entre 16 grandes capitais brasileiras, a disponibilizar uma consulta pública para que a população possa dar sugestões sobre onde quer que o dinheiro que define os projetos para a Lei Orçamentária Anual, seja aplicado. O jornalista José Lázaro, explica que essa é a chance de ter um diálogo aberto com os vereadores.
Em torno de mil pessoas participam todos os anos, com ideia e opiniões sobre o que pode melhorar.
Neste ano, as sugestões podem ser feitas até 23 de outubro. A população pode participar no link: https://www.curitiba.pr.leg.br/atividade-parlamentar/ciclo-orcamentario/loa-2023/consulta-publica/
A prefeitura de Curitiba enviou à Câmara Municipal de Curitiba um novo texto com alterações propostas para a Lei de Diretrizes Orçamentárias, referente ao exercício de 2023. No documento, estão 11 mudanças na relação das ações e cria uma rubrica para aportes do Executivo no Fundo de Urbanização de Curitiba de olho no equilíbrio tarifário do sistema de transporte coletivo.
O trâmite previsto na casa é diferenciado, no caso da LOA. A matéria não passa pela Comissão de Constituição e Justiça, segue direto para a Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. Os projetos devem ser aprovados e devolvidos à prefeitura, para sanção, até o fim do semestre.