O Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio, abre espaço para refletir sobre o papel do esporte na promoção da saúde mental. Na coluna Pedala Curitiba desta quarta-feira (24), Cynthia Duarte destaca como a prática esportiva, em especial o ciclismo, pode contribuir para reduzir sintomas de ansiedade e depressão, fortalecer a autoestima e estimular a socialização.
Corpo em movimento, mente em equilíbrio
A psicóloga, professora e maratonista Maria Rafart, convidada da coluna, reforça que o esporte é muito mais do que atividade física. Segundo ela, a prática constante ensina a lidar com limites, canalizar energia e criar um diálogo mais gentil consigo mesmo. Além disso, estudos comprovam que a atividade física regular reduz sintomas de depressão, melhora o sono e estimula neurotransmissores ligados ao bem-estar.
Socialização e combate ao etarismo
A especialista destaca ainda o impacto da prática esportiva em grupo. Mesmo atividades individuais, como corrida ou ciclismo, quando feitas coletivamente, fortalecem vínculos e diminuem a solidão.
SAIBA MAIS
- Qual a importância do capacete para a prática do ciclismo? Cynthia Duarte orienta
- Conheça o ciclismo virtual, uma modalidade que está crescendo cada vez mais no planeta
-
Competição de ciclismo é marcada por protestos a favor da Palestina
Confira a coluna na íntegra:








