O espetáculo “Dançando Villa” tem apresentações gratuitas de quinta a sábado, no Sesc da Esquina, às oito e meia da noite. O espetáculo é inspirado na vida e obra do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, baseando-se nas suas célebres cirandas e quarteto de cordas.

A produção fala um pouco sobre a cultura popular brasileira, etnias indígenas, companheirismo e uma reflexão sobre a realidade social no país. É uma mistura de elementos que fazem parte da história e daquilo que era referência para Villa-Lobos, em suas composições e viagens pelo Brasil.

O Projeto Cirandas foi criado em 2017 e apresentado em mais de 30 cidades do oeste do Paraná em parceria com a Orquestra de Cordas do Oeste. Para este ano, algumas mudanças foram feitas e a expectativa é de um espetáculo todo repaginado.

Segundo a diretora da Curitiba Cia de Dança, Nicole Vanoni, a peça agora tem uma nova releitura.

Heitor Villa-Lobos nasceu no dia 05 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Um dos músicos mais importantes da sua época deixou marcas na história da cultura popular brasileira. Ele foi compositor, maestro, pianista e violinista brasileiro. O gênio da música sempre se preocupou em compreender o país e suas questões sociais, por isso, realizou uma série de viagens pelo país.

Ele morreu no dia 17 de novembro de 1959, aos 72 anos. Baseado neste representante da cultura brasileira, o Projeto Cirandas quer transmitir a importância de Villa-Lobos para a história do Brasil.

O espetáculo é nesta quinta, sexta e sábado, no Sesc da Esquina, às oito e meia da noite.
Após isso, a partir do dia 17 de maio, começa uma temporada voltada para os alunos da rede municipal de ensino.