A Câmara Municipal de Curitiba fez uma homenagem ao segurança que foi vítima de racismo, nas dependências da Casa, na última quinta-feira (8).

O presidente da Câmara, Tico Kuzma, afirmou que o funcionário terceirizado, Marcelo de Melo Dias, vítima de injúria racial, tem recebido todo apoio da Casa e mais uma vez repudiou a situação registrada durante uma audiência pública que aconteceu na quinta-feira.

Marcelo de Melo Dias também fez um breve discurso para agradecer todo apoio que recebeu desde o dia em que foi ofendido e desrespeitado. Ele destacou que as pessoas precisam ter mais amor umas pelas outras.

O delegado responsável pelo caso, Pedro Felipe de Andrade, do 1º Distrito Policial de Curitiba, afirmou que os envolvidos foram intimados para prestar depoimento neste segunda-feira (12).

Pedro Felipe de Andrade explicou que o inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído. Em seguida o processo é encaminhado ao Ministério Público do Paraná (MPPR).

Entenda o caso

Uma mulher foi presa em flagrante, pela Guarda Municipal, após cometer injúria racial contra um segurança da Câmara Municipal de Curitiba. O caso aconteceu na tarde desta quinta-feira (8). O funcionário terceirizado da Casa foi à delegacia acompanhado de um procurador jurídico da Câmara, membro da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), para registrar um boletim de ocorrência.

Segundo a assessoria da Câmara, a situação aconteceu logo no início a tarde, no momento em que uma mulher procurou a recepção da Casa para participar de uma audiência pública sobre “relacionamento entre o poder público e os hospitais”.

Ao perguntar sobre o local onde seria realizada a audiência, o funcionário, membro da equipe de vigilância patrimonial, indicou o plenário da Câmara. Em seguida a visitante pediu ao colaborador um copo d’água e foi prontamente atendida.

De acordo com relatos, a partir desse momento ela começou a fazer vários comentários preconceituosos, de caráter racial, e só parou com a chegada de outra pessoa que também participaria da mesma audiência.

Após ouvir as ofensas, o segurança procurou a Diretoria de Segurança da Câmara para relatar a situação. A Guarda Municipal de Curitiba foi acionada e a mulher, imediatamente retirada da audiência pública, foi presa em flagrante e levada para a delegacia.