Os corredores do Hospital Cajuru, em Curitiba, ganharam um ar diferenciado nesta quarta-feira (28). Integrantes do grupo Especialistas da Alegria realizaram uma “invasão do bem” na instituição de saúde.

Ao todo, 362 pessoas integram ações que tem como objetivo ajudar a dar conforto e levar alegria para vários pacientes. A coordenadora voluntária pastoral, Nilza Maria Brenny, fala da importância do trabalho da equipe.

O grupo Especialistas da Alegria teve início em 2012 com apenas quatro pessoas. Hoje, cerca de 25 voluntários atuam no projeto. O coordenador do grupo, Jefferson Bertoldi, explica como funciona a seleção dos integrantes.

A ação acontece em uma data simbólica. O dia 28 de agosto celebra o Dia Nacional do Voluntariado. A Simone Canestraro é voluntária há cinco anos e é uma das pessoas que dedica boa parte do seu tempo para ajudar o próximo.

A atividade voluntária é caracterizada como uma ação não remunerada realizada por pessoa privada ou pública voltada a prestar apoio a quem precisa. A Edna Miranda atua como voluntária há 10 anos e conta como a atividade é especial.

A data que celebra o Dia Nacional do Voluntariado foi instaurada por meio de uma lei no Brasil em fevereiro em 1998. O grupo Especialistas da Alegria também atua, além do Hospital Cajuru, no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.