Turistas e moradores da cidade de Matinhos, no Litoral do Paraná, passam a ter tarifa zero no transporte coletivo a partir desta sexta-feira (10). De acordo com a prefeitura do município, cinco linhas de ônibus feitas por 10 veículos, que circulam das 6h as 23h, passam a ser gratuitas para a população.

Os gastos para viabilizar a gratuidade passam a ser bancados por uma parceria Público-Privada (PPP). Conforme legislação municipal aprovada, a publicidade de empresas privadas em telas de LED dentro dos ônibus arcam com parte os custos do serviço.

Essa mesma ideia foi apresentada e passou em primeira discussão, na sessão desta quarta-feira (08), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O projeto tem o objetivo de reduzir o preço das passagens de ônibus na Região Metropolitana a partir da utilização comercial de espaços destinados à publicidade em veículos do transporte público.

Para o professor de Transportes da Universidade Positivo, Hugo Alexander, Matinhos tem uma boa arrecadação de impostos, o que possibilita esse benefício para quem usa o transporte coletivo na cidade litorânea.

Contudo, Hugo Alexander explica que a discussão em torno das tarifas de ônibus na capital paranaense deve ser ampla, pois não nem tudo se aplica a todos os municípios, já que envolve vários fatores, como arrecadação e a população de cada cidade. Além disso, o professor ressalta que o poder público deve chamar a sociedade civil organizada para debater sobre o assunto.

O sistema de transporte coletivo de Curitiba é mais complexo, pois engloba a Região Metropolitana, o que gera um custo mais alto para o município, como explica Hugo Alexander.

O professor especialista em transportes afirma que, apesar de elevado, o preço da passagem em Curitiba é justificado pela sistema integrado entre vários municípios.

Além de Matinhos, as cidades de Quatro Barras e Paranaguá também anunciaram a gratuidade no transporte coletivo que opera linhas municipais, em março deste ano. Já para as linhas que circulam para fora dos municípios, os ônibus intermunicipais, o preço da passagem é cobrado normalmente.