O mais novo alvo de golpes em redes sociais e sites de buscas envolve o programa de renegociação de dívidas, criado pelo governo federal, o Desenrola Brasil, que teve início em 17 de julho de 2023.

Criminosos utilizam sites falsos ou técnicas como phishing, em que os golpistas buscam estimular o consumidor a clicar em links fraudulentos. O objetivo é roubar os dados ou até mesmo o dinheiro dos cidadãos, com páginas divulgadas a partir de e-mails, mensagens de SMS ou aplicativos, como WhatsApp.

Eduardo Lopes, presidente da consultoria de cibersegurança Redbelt Security, disse que os criminosos utilizam as mesmas cores, layout da página, nome do site sempre muito semelhante e até o mesmo personagem que ilustra o programa oficial para que as pessoas não percebam a diferença.

Segundo Eduardo Lopes, os golpistas estão em busca de informações, como dados bancários e de cartões de crédito.

O consultor afirmou que com programas de inteligência artificial é possível imitar voz, criar fotos e muitas vezes a polícia não consegue identificar os golpistas.

Eduardo Lopes pontuou que ter calma é a atitude mais importante ao receber ligação ou mensagem suspeita.

Prestar atenção em erros de português, pesquisar em sites conhecidos, como o Reclame Aqui, também ajuda a evitar prejuízos, de acordo com o especialista.

Para saber como participar do Desenrola Brasil, sobre as faixas do programa e como negociar as dívidas basta acessar o site do governo federal www.gov.br/desenrola