Desde que o Itamaraty confirmou a prisão de três brasileiros no aeroporto de Bangkok, na Tailândia, o tema da segurança nos aeroportos têm despertado dúvidas. O paranaense Jordi Vilsinski Beffa, de 24 anos, de Apucarana, Mary Hellen Coelho Silva, de 21 anos, de Minas Gerais e outro homem, de 27 anos, sem identificação, seguem isolados em um presídio que fica próximo ao aeroporto, acusados de tentarem entrar no país com 15 quilos e meio de cocaína. Os três vão responder por tráfico internacional de drogas, o que na Tailândia, pode ser punido com pena de morte. O advogado especialista em Direito Aeronáutico Luiz Gustavo Braga, chama atenção para a atual forma como as bagagens são inspecionadas, por amostragem. Segundo ele, não há como saber onde essa droga foi embarcada. O inicío da viagem, apontado como sendo Curitiba, teve várias conexões. Foram mais de 30 horas de voo.

Luiz Gustavo também faz uma análise sobre a segurança nos aeroportos nacionais e internacionais. Só após o ataque terrorista aos Estados Unidos, as regras se tornaram mais rígidas.

O foco na segurança tem feito parte de um movimento maior que exige grandes obras, com investimentos do governo federal.

Nós entramos em contato com a Infraero para saber sobre o possível embarque dos três brasileiros que estão presos na Tailândia, no Aeroporto Internacional Afonso Pena. Por e-mail, a Infraero confirmou que os passageiros mencionados saíram do Paraná. Sobre o Aeroporto Internacional Afonso Pena, a Infraero esclareceu que a verificação de segurança acontece conforme determinações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), sendo inspecionados todos os passageiros e todas as bagagens de mão. Essa inspeção cabe ao operador de aeródromo, sob supervisão da Polícia Federal. Quanto às bagagens despachadas, a Anac atribui a responsabilidade dessa tarefa às companhias aéreas. A inspeção da bagagem despachada em voos domésticos não é obrigatória. Ambas as inspeções são realizadas na partida do voo, conforme estabelecido pela ANAC, visando a segurança dos passageiros no voo. Já a inspeção de bagagens no desembarque, é de responsabilidade da Receita Federal e Polícia Federal, segundo a Infraero.

Sobre as imagens das câmeras de segurança que registram o embarque dos jovens, a Infraero confirmou que são feitas imagens de passageiros pelo circuito interno de segurança, mas que esse material é cedido apenas para órgãos de segurança. O advogado Luiz Gustavo Braga confirma que o sistema é semelhante em todos os terminais brasileiros e que apesar de vigorar um código internacional na área da segurança, alguns destinos são bem mais rigorosos, caso da Tailândia.

Em 2015, Rodrigo Gularte foi executado na Indonésia pelo crime de tráfico de drogas, depois de ficar 11 anos na prisão. Ele foi flagrado no aeroporto com 6 quilos de cocaína escondidos dentro de pranchas de surfe.