Um projeto que leva esculturas para a área externa do Museu Oscar Niemeyer de forma interativa foi inaugurado nesta quarta-feira (13). O espaço MON Sem Paredes é focado no público infantil e vai permitir que as crianças interajam com as obras expostas.

Ao contrário das exposições tradicionais em que não é permitido tocar nas obras, a ideia é que o contato faça parte do processo de conhecimento do público. Segundo a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vellozo Almeida Vosnika, o projeto quebra a barreira dos limites físicos tradicionais do museu.

Dentre as diversas obras disponíveis para interagir está o Caleidoscópio, onde o visitante pode girar sobre o próprio eixo, movimentando o entorno. Já a atração Maca de Guarda vai permitir que a pessoa se deite sobre sua superfície, a 40 graus, voltando o corpo para o céu. A maca reproduz de forma parcial a prática lúdica de criação de imagens de anjo, em que a pessoa se deita sobre a neve abrindo braços e pernas, segundo o Museu Oscar Niemeyer.

O projeto foi montado na área conhecida como “Parcão” e vai disponibilizar instalações permanentes e temporárias. De acordo com a diretoria do MON, a ideia é aumentar a quantidade de obras.

Para a secretária de estado da cultura, Luciana Casagrande Pereira, essa interatividade permite quebrar a sensação de distância entre o público e as obras de arte.

As obras são assinadas pelos artistas Artur Lescher, Rômmulo Conceição, Alexandre Vogler, Narcélio Grud e pela portuguesa Joana Vasconcelos. A curadoria é de Marc Pottier.

Esse projeto também faz parte do plano de ampliar o público do museu, que em 2023 registrou recorde de meio milhão de visitantes, segundo o MON. A proposta é de que os curitibanos e paranaenses em geral frequentem mais o Museu do Olho, como é conhecido, apropriando-se da estrutura a partir da ocupação do espaço com atividades culturais e de lazer.

O Museu Oscar Niemeyer está localizado na Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico. A programação completa do museu está disponível no site https://www.museuoscarniemeyer.org.br/