O Hospital Erasto Gaertner lançou a campanha Março Lilás para incentivar a prevenção contra o câncer do colo uterino.
Em conjunto com a campanha, o hospital inaugurou o projeto Camarim, que ajuda a resgatar a autoestima das pacientes oncológicas. Mulheres em tratamento contra o câncer vão poder se maquiar, utilizar a peruca e fazer foto profissional. A iniciativa surgiu após muitos relatos de quem buscou a Rede Feminina de Combate ao Câncer para atenuar o impacto estético a partir da implantação de próteses capilares e mamárias. Após o diagnóstico, algumas dessas pacientes apontaram queixas de abandono ou abuso emocional de seus parceiros em virtude das mudanças físicas.
Segundo a coordenadora médica do Conscientizar +, do Erasto, Shirlei Suss, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais comum entre mulheres.
A médica Audrey Tsunoda considera que a vacinação contra o HPV é uma das principais formas de prevenção ao câncer do colo uterino.
Além disso, a médica reforça que é preciso evitar preconceitos com relação a vacinação.
Para o ano de 2023, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima 17.010 casos novos no país, o que representa um risco considerado de 13,25 casos a cada 100 mil mulheres.