Depois de receber um documento da Frente Parlamentar do Pedágio, pedindo a suspensão do leilão das concessões das rodovias do Paraná, a presidente do PT e representante da equipe de transição de governo se manifestou afirmando que o recurso já está sendo analisado.

A deputada federal e presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann, afirmou em postagem no Twitter na quarta-feira (23) que a equipe de transição do governo de Luis Inácio Lula da Silva (PT) está analisando mudanças nos critérios de concessões de rodovias no Paraná.

Um documento foi entregue pelo coordenador da Frente Parlamentar do Pedágio na Assembleia Legislativa, o deputado Arilson Chiorato (PT), com críticas ao modelo atual que pode ser aberto para licitação, com estudos que preveem o aumento de tarifas.

Na publicação da parlamentar, ela afirma que “a equipe de transição do governo Lula está analisando a mudança de critério do leilão para baixar o preço da tarifa e vai solicitar alteração do edital neste sentido”.

A Frente Parlamentar sobre o Pedágio entregou no dia 16 de novembro o pedido de suspensão do leilão do pedágio no Estado à equipe de transição e de acordo com o documento, a atual proposta de pedágio prevê mais 15 praças, 35 anos de contrato e tarifas mais caras após o fim das obras.

Em entrevista à TV Estadão, o atual governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) disse que teme pelo que será feito com o pedágio no estado.

O Tribunal de Contas da União (TCU) permitiu, há cerca de 15 dias, que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) lançasse os editais de licitação dos lotes 1 e 2. No entanto, foram apontados riscos de que as tarifas fiquem ainda mais caras que as das antigas concessões que se encerraram em 2021.

Como exemplo, os técnicos citam que as viagens entre as regiões de Curitiba e Londrina terão um custo de R$ 64,02 para automóveis, já no segundo ano de concessão, com aumento em média de 16%.

Os editais eram inicialmente previstos para o mês de novembro, mas a expectativa da Frente Parlamentar é de que com as alterações, um novo projeto do pedágio seja aprovado em até seis meses. A ANTT também recebeu a visita do deputado paranaense, mas segue com a intenção de lançar os editais ainda este ano.