Um desses hospitais é o Pequeno Príncipe, que desde quinta-feira, dia 28 de abril, recebe apenas pacientes encaminhados pela rede pública de saúde. E a explicação está na alta demanda por atendimento pediátrico na instituição que, nos últimos dias, levou o pronto atendimento do Pequeno Príncipe a atingir a capacidade máxima. Com isso, o hospital passou a receber apenas pacientes encaminhados pela Sistema Único de Saúde (SUS), como explica o vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

Victor Horácio afirma que a sobrecarga de pacientes pela rede pública de saúde levou o hospital a filtrar o atendimento.

O diretor do hospital, credenciada pelo Ministério da Saúde como referência nacional em atendimento de crianças e adolescentes, faz um alerta aos pais.

Outro hospital que fez readequações no atendimento foi o Hospital de Clínicas, que é vinculado à Universidade Federal do Paraná. A instituição esclarece que fez alterações a partir da reorganização do sistema de saúde de Curitiba e da restrição adotada pelo Hospital Pequeno Príncipe.

De acordo com um comunicado divulgado pelo HC, houve um aumento expressivo de pessoas com casos de doenças respiratórias, principalmente crianças, em Curitiba e Região Metropolitana. Com isso, o hospital reforça que faz apenas atendimentos dos casos de pacientes regulados e encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Além disso, o Hospital de Clínicas alerta para que as famílias busquem o primeiro atendimento para crianças em unidades de saúde ou em pronto atendimentos da capital e também na Região Metropolitana.

Desde que o Hospital Pequeno Príncipe registrou alta procura por atendimento pediátrico e atingiu a capacidade limite, a Secretaria de Saúde de Curitiba reorganizou o atendimento em 11 Unidades de Saúde, que passaram a atender exclusivamente pacientes com sintomas respiratórios leves e moderados. A prefeitura orienta também, que devido à reorganização, nove unidades deixam de fazer a aplicação das vacinas contra gripe e Covid-19 e recebem somente pacientes com doenças respiratórios. Apenas as unidades Ouvidor Pardinho e Mãe Curitibana mantêm a vacinação para os públicos convocados. Lembrando que a unidade de saúde Mãe Curitiba atende somente o público infantil.

A prefeitura de Curitiba pede que os moradores da cidade que apresentarem sintomas respiratórios leves devem optar, preferencialmente, pela teleconsulta pelo telefone 3350-9000. O atendimento é feito de domingo a domingo, das 8 às 20h.

Lista das unidades de saúde:

Unidades de Saúde Pronto-Atendimento

Atendimento para casos de pessoas com sintomas respiratórios leves e moderados
Funcionamento das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, nos sábados (exceto unidade Mãe Curitibana*) 

Distrito Sanitário Bairro Novo

Unidade de Saúde Bairro Novo

Rua Paulo Rio Branco de Macedo, 791 – Sítio Cercado

Distrito Sanitário Cajuru

Unidade de Saúde Iracema

Rua Professor Nivaldo Braga, 1.571 – Capão da Imbuia

Distrito Sanitário Portão

Unidade de Saúde Santa Amélia

Rua Berta Klemtz, 215 – Fazendinha

Distrito Sanitário Santa Felicidade

Unidade de Saúde São Braz

Rua Antônio Escorsin, 1.960 – São Braz

Distrito Sanitário Boqueirão

Unidade de Saúde Vila Hauer

Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Pinheirinho

Unidade de Saúde Aurora

Rua Theofhilo Mansur, 500 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Boa Vista

Unidade de Saúde Jardim Aliança

Rua José Ursolino Filho, 646 – Santa Cândida

Distrito Sanitário CIC

Unidade de Saúde Campo Alegre

Avenida das Industrias, 1.749 – Cidade Industrial

Distrito Sanitário Tatuquara

Unidade de Saúde Rio Bonito

R. Fanny Bertoldi, 170 – Campo do Santana

Distrito Sanitário Matriz

Unidade de Saúde Mãe Curitibana* (atendimento exclusivo de crianças)
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

*Neste sábado, excepcionalmente, está unidade não atenderá como pronto-atendimento, pois estará voltada ao Dia D, de vacinação das crianças contra gripe e sarampo.

Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho (atendimento exclusivo para adolescentes, adultos e idosos)

Rua 24 de Maio, 807 – Praça Ouvidor Pardinho