A dúvida do ouvinte é sobre o resgate de prêmios com valores altos que são sorteados no programa Nota Paraná, como os prêmios de dez mil reais. O ouvinte questionou o motivo pelo qual os prêmios que não são resgatados pelos consumidores não são transferidos diretamente para a conta do cidadão. Ele ainda perguntou por que os valores mais altos não seguem a mesma regra do sorteio de valores menores, como os de dez reais, que caem direto na conta do aplicativo do cidadão? O ouvinte foi além e argumentou que se o governo sabe quem ganhou, por que não liga para a pessoa receber o prêmio?

Todos esses questionamentos surgiram após a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) divulgar que 21 prêmios de R$ 10 mil, que ainda não foram resgatados, podem expirar. Segundo a secretaria, os valores foram sorteados no segundo semestre de 2022 e o prazo para resgate é de 12 meses.

De acordo com governo do estado, as regras do Nota Paraná determinam que todos os prêmios devem ser resgatados, pois não há diferença entre os valores maiores, como os de dez mil reais, e os menores de dez reais, que não caem direto na conta corrente do consumidor.

Marta Gambini, coordenadora do programa Nota Paraná, da Secretaria da Fazenda, explicou o motivo pelo qual os valores não entram de forma automática na conta de que participam do programa.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os consumidores também devem manter os dados cadastrais sempre atualizados para que, caso sejam sorteados, possam receber ligações sobre o resultado da premiação, como destacou Marta Gambini.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

COMO RESGATAR VALORES DO NOTA PARANÁ?

Os valores do Nota Paraná podem ser depositados em contas bancárias do titular de qualquer banco do Sistema Financeiro Nacional, exceto em contas de Bolsa Família, Cartão Cidadão, Conta Fácil, Conta Benefício e Conta Salário.

Os contribuintes devem ficar atentos ao prazo de validade dos prêmios e dos créditos, que expiram após 12 meses. Se não forem resgatados dentro de um ano, os valores são automaticamente cancelados. Portanto, é fundamental que os consumidores transfiram os valores.

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Segundo a Secretaria da Fazenda, os valores podem ser resgatados do Nota Paraná por contribuintes com saldo superior a R$ 25,00, que é o limite mínimo para transferência a partir da conta do programa.

Para atualizar o cadastro basta acessar por aplicativo ou site www.notaparana.pr.gov.br, escolher a aba “Meu Perfil” e alterar os dados necessários. Ao final, é preciso clicar em gravar, para manter atualizado no sistema.

Caso ainda restem dúvidas, o cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (44) 98831-9499.