A engorda da faixa de areia em Matinhos, no Litoral do Paraná, chegou a 80% de conclusão.

O trabalho foi finalizado na praia de Caiobá e no Balneário Riviera até o Pico de Matinhos. A draga Galileo Galilei, de origem belga, utilizada para retirar areia do fundo do mar, foi deslocada para o balneário Riviera para finalizar a engorda no trecho que vai até o balneário Flórida. Faltam 2 quilômetros e 300 metros para o fim do trabalho.

Além da engorda, começaram as obras dos guias-correntes do Canal da Avenida Paraná. Também estão em construção o espigão do Pico de Matinhos, com 40% de obra concluída, e a urbanização da praia de Caiobá, que atinge 45% de conclusão.

Estão sendo executadas na praia de Caiobá as obras de terraplanagem e recuperação urbanística; a implantação do petit pavê e meio-fio; o replantio de cerca de 2 mil metros da restinga.

Por isso, o acesso à praia em Caiobá está por enquanto restrito a alguns pontos. Já o acesso à praia do Pico de Matinhos até o Balneário Riviera permanece fechado ao público, já que depende da estabilização da areia.

O trabalho de engorda deve acabar em novembro.

O custo da obra é de pouco mais de R$ 314 milhões para todas as intervenções. No total, serão 6,3 km de faixa de areia até 100 metros mais larga no Litoral, com o depósito de mais 2,7 milhões de metros cúbicos de areia na orla. Já foram depositadas nas praias do Litoral o equivalente a 170 mil caminhões de areia.

Com informações da assessoria