O endividamento aumentou para 94,7% entre os paranaenses no mês de junho, no ano passado eram 92,7% de endividados nesse mesmo mês. O valor está acima da média nacional de 78%. No mês passado foram 17,1% de paranaenses inadimplentes, uma queda de 3 pontos em relação ao mês de maio.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR)

A professora de Economia Patrícia Tendolini explica que os inadimplentes são as pessoas que não conseguem honrar o compromisso do pagamento.

As dívidas no cartão de crédito é motivo principal de endividamento, tiveram aumento de 80,8% em maio para 84,5% em junho. Nesse sentido a preocupação é com os juros.

O especialista em finanças, Jeferson Vinhas Ferreira, fala na necessidade de equilibrar as dívidas com a capacidade de se fazer o pagamento.

Por outro lado, as contas geradas pelo financiamento de imóvel baixaram na variação mensal, de 8,3% para 6,5%, bem como as dívidas para a compra de veículo, que correspondiam a 7,5% em maio e passaram para 5,8% em junho.