Quem nunca teve um problema com empresas de telefonia ou com bancos? No Paraná eles estão entre os setores que mais recebem reclamações. Foram cerca de 21 mil processos administrativos abertos, de um total de 188 mil. Os dados são de levantamento do Procon-PR, via Plataforma do Consumidor.

O levantamento do Procon traz também a relação das empresas com mais de 50 reclamações em 2021 e com índice de resolução superior a 70%, ou seja, as que mais resolveram os casos reportados. Outro destaque são os assuntos e problemas mais recorrentes. Um que aparece no topo da lista, com 3.640 reclamações é o SAC, Serviço de Atendimento ao Cliente.

De acordo com a chefe do Procon, Claudia Silvano, a plataforma possibilita uma negociação direta entre consumidores e empresas.

Na última semana o número de protocolos envolvendo o reajuste dos combustíveis disparou na plataforma, segundo Claudia Silvano.

A chefe do Procon explica que para que se haja a aplicação de qualquer sanção é preciso que se cumpra um procedimento.