Caiu o otimismo do setor terciário para este segundo semestre de 2022, cerca de 49,7% dos dirigentes de empresas estão confiantes em relação aos próximos meses. No primeiro semestre, o grau de otimismo estava em 65,9%. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Paraná).

Entretanto, aumentou muito o percentual de empresários que acredita na estabilidade: 38,7% acham que o faturamento de sua empresa permanecerá no mesmo patamar. Apenas 8,7% consideram que este semestre será pior. As principais dificuldades apontadas pelos empresários para este semestre são o alto custo das mercadorias, seguido pela instabilidade econômica, clientes descapitalizados e a carga tributária.

Entre os três setores avaliados, o turismo é o mais confiante, com 54,5% de expectativas positivas. Já entre os portes analisados, as microempresas são as mais otimistas, com 55,1% de respostas positivas. Além disso, 36,2% dos microempresários acreditam que o faturamento se manterá estável nos próximos meses e apenas 6,5% têm opinião desfavorável, o menor percentual entre os portes das empresas analisadas.

O nível de investimentos deve ser um pouco menor neste semestre: 43,5% dos empresários ouvidos afirmam que vão investir em seus negócios. No primeiro semestre, essa parcela era de 44,4%. O volume de contratações também deve ter redução na comparação com o primeiro semestre, passando de 37,8% para 34,2%.

Metodologia

Participaram da pesquisa 620 empresas, instaladas e atuantes no Paraná, cujos representantes foram ouvidos no período compreendido entre 3 a 24 de junho de 2022. A margem de erro é de 4%, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi realizada nos polos de comércio do Paraná em que a Fecomércio PR e o Sebrae Paraná realizam a Pesquisa Conjuntural do Comércio, de periodicidade mensal – Curitiba e Região Metropolitana, Londrina, Maringá, Oeste, Ponta Grossa e Sudoeste.

Por Débora Reusing com supervisão de Felipe Harmata