O número de empregos ligados a atividades turísticas teve um aumento de 20,53% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior, no Paraná. Foram registradas 2.061 pessoas empregadas na cadeia produtiva do turismo neste ano, contra 1.710 em 2023.
Os números resultam da diferença entre admissões e desligamentos nas funções ligadas ao setor. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, referentes a contratos celetistas, ou seja, com carteira assinada.
Os empregos ligados a atividades turísticas são de agências e operadoras, alojamentos, aluguel de automóveis, atividades desportivas e recreativas e atividades culturais, além de serviços de alimentação e transportes aéreo, aquaviário, ferroviário e rodoviário.
A atividade que mais teve registros de empregos com carteira assinada foi o transporte rodoviário. São 190 empregos diretos gerados neste ano, contra três no mesmo período do ano passado, um crescimento de mais de 6.000%. Entre eles estão empresas de ônibus e entregas, por exemplo.
Os serviços de alimentação também tiveram um saldo positivo, com 999 registros neste ano, contra 891 no ano passado. Na mesma linha, encontra-se a atividade de aluguel de automóveis, com saldo de 116 empregos no primeiro trimestre de 2024 contra 51 no mesmo período do ano passado.
As regiões turísticas que mais contrataram foram Rotas do Pinhão (549), Campos Gerais (141) e Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (100).
*Com informações da AEN
Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata