O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser obrigatório para todos os estados. A medida passou a valer na última quinta-feira (11) e, além do Paraná, outros 22 estados e o Distrito Federal já emitem o documento. O novo registro de identidade já foi disponibilizado para 3 milhões de brasileiros, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).
Nos novos documentos, constará o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF). A iniciativa pretende aumentar a segurança no processo de identificação, diminuindo o risco de golpes com os registros. O novo formato também conta com dispositivos de segurança na marca d’água e um QR code para validar a autenticidade da carteira de identidade.
O vice-diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil do Paraná, Fábio Dambros, explicou que a partir do fim do prazo de transição determinado pelo Governo Federal, todas as unidades no estado começaram a emitir os novos documentos. Ele explicou que agora, a carteira passa a ser única em todos os estados e a validade para quem ainda tem o registro antigo é 2032.
A emissão da primeira via do documento é gratuita. Para emitir a nova carteira de identidade, será preciso apresentar a certidão de nascimento ou de casamento no modelo físico, ou digital. O vice-diretor do Instituto de Identificação explicou como o pedido do novo registro de identidade pode ser realizado no Paraná.
A nova carteira terá validade de cinco anos, para crianças de até 11 anos; de dez anos, para quem tem de 12 a 59 anos; e indeterminada, para idosos acima de 60 anos. O site da Polícia Civil do Paraná disponibiliza uma área para que a pessoa interessada possa realizar o agendamento para o atendimento presencial para a emissão do documento.