O número de casos confirmados da gripe Influenza A H3N2 quase dobrou no Paraná, em uma semana, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Atualmente, 38 casos da doença já foram confirmados no estado. No entanto, a pasta não informou as cidades onde os casos foram registrados, nem a data do registro.

Apesar de afirmar que o Paraná não vive um surto da doença, o secretário de Saúde, Beto Preto, ressaltou que existe no estado a circulação da chamada “H3N2 Darwin”, uma variante da Influenza e que não tem uma imunização específica disponível.

No primeiro boletim sobre o vírus Influenza, divulgado na semana passada, Beto Preto ressaltou que o índice de vacinação contra a gripe no estado diminuiu, pois, as pessoas ficaram mais preocupadas em receber a vacina contra a Covid-19.

O secretário de Saúde, no entanto, fez um apelo para que as pessoas procurem as unidades de saúde para se vacinarem contra o vírus Influenza e frisou que o intervalo de vacinação contra a gripe e contra o novo coronavírus diminuiu. O Paraná possui cerca de 700 mil doses disponíveis de forma gratuita.

Conforme a Sesa, a cobertura vacinal contra a gripe este ano está em 70,40%. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de no mínimo, 90%. No ano passado o Paraná registrou a maior cobertura dos últimos cinco anos, com 98,41% da população vacinada.

O infectopediatra e vice-diretor técnico do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, Victor Horácio, conta que o número de crianças que apresentam quadros clínicos preocupantes, em relação à gripe, aumentou nas últimas semanas. O hospital, inclusive, já registra internamentos de crianças infectadas pelo vírus.