O boletim semanal da Covid-19 emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, publicado esta semana, apontou que a capital paranaense registrou 937 casos, o que indica uma média diária de 134 confirmações. Em relação à semana anterior, que contabilizou quase 1.500 casos, houve redução acima de 37% e a média diária ficou em 214 casos.

No mesmo período analisado, foram divulgadas 11 mortes em decorrência da Covid-19, média de duas por dia. Na comparação com a última semana, houve diminuição de mais de 50%, pois foram divulgadas 23 mortes por infecção do coronavírus, uma média de três mortes diárias.

Marion Burger, médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde, falou sobre a diminuição de casos de Covid-19.

A infectologista da Secretaria da Saúde de Curitiba explicou sobre a gravidade dos casos em idosos e pessoas com comorbidades.

Marcelo Ducroquet, infectologista e professor de Medicina da Universidade Positivo, falou sobre os cuidados com as pessoas que são mais propensas a contraírem o vírus.

Nessa semana, a cidade apresentou 1.330 casos ativos da doença, que correspondem ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. Há um ano, eram cerca de 11.000 casos ativos na cidade, o que aponta uma queda de quase 900% dos casos ativos na cidade.

Segundo as autoridades de saúde, essa diminuição do número de casos não significa diminuir os cuidados. A recomendação para uso de máscaras em locais com aglomeração, lavagem das mãos e uso de álcool 70%, continuam. Além disso, a carteira de vacinação deve ser atualizada, pois desde novembro de 2022 a segunda dose de reforço ou quarta dose já está liberada para quem tem mais de 18 anos.