Com o aumento da inflação e do desemprego, não só no Paraná, mas em todo o país, muitas pessoas estão recorrendo aos empréstimos para tentar quitar dívidas e sair do aperto, mesmo que seja de forma temporária.
Na internet é muito fácil procurar instituições financeiras que oferecem os empréstimos, mas muitos sites oferecem condições atraentes, juros quase zero, facilidade de parcelamento e sem pesquisa aos órgãos de proteção de crédito, e é aí que o perigo aparece.
Em alguns sites, as propostas vantajosas nada mais são do que mecanismos para que as pessoas passem informações pessoais e, mais do que isso, caiam no chamado golpe do “empréstimo fácil”.
Por conta disso, o Procon-PR fez um alerta para que os consumidores não sejam enganados e não sejam as próximas vítimas.
A diretora do Procon-PR, Cláudia Silvano, explica como o golpe acontece e ressalta a importância de as pessoas não acreditarem em qualquer promessa financeira.
Cláudia Silvano lembra ainda que, as pessoas que precisam de empréstimos, geralmente, já não tem condições de arcar com alguns custos e até acabam emprestando de outras pessoas para pagar taxas que, na verdade, não existem.
Nos casos de pessoas que, infelizmente, caíram no golpe do “empréstimo fácil”, a orientação é procurar uma delegacia de Polícia Civil para registrar um boletim de ocorrência.