Um alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) indica que o Paraná terá temporais severos, com previsão de acumulado de chuvas de 140 milímetros de precipitação entre esta quarta-feira (4) e a próxima segunda (9). O montante era esperado para todo o mês de outubro, mas devido a uma frente fria que chega no estado e o fenômeno El Niño o clima teve uma mudança significativa. De acordo com o Simepar, a média de chuvas para este mês é de 144 milímetros.

A Defesa Civil do Paraná já registrou estragos e granizo em algumas cidades do interior, como pontua o porta-voz da corporação, capitão Marcos Vidal.

Em Curitiba, a chuva chegou nas primeiras horas da manhã desta quarta, acompanhada por ventos fortes e trovões. O coordenador da Defesa Civil de Curitiba, Nelson Ribeiro, pontuou que a preocupação maior é com a queda de árvores e destelhamento de casas.

Nelson destaca que como o alerta foi emitido antes da chegada dos temporais, houve uma preparação para que os recursos estejam mobilizados para atender as vítimas.

Pelo menos seis solicitações de queda de galhos e árvores foram atendidas pela Defesa Civil de Curitiba, nos bairros Bigorrilho, Guaíra, Campo Comprido e Santa Quitéria.

De acordo com o meteorologista do Simepar, Lizandro Jacobsen, os temporais devem ter mais força no sábado (7).