Seguindo uma tendência de queda nas últimas semanas, Curitiba registrou o menor número de casos ativos da Covid-19, em mais de três meses. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são 2.301 pessoas infectadas e com potencial de transmissão do vírus na cidade.

Conforme a SMS, no Painel Covid Curitiba, este é o menor número de casos ativos da doença desde o dia 05 de maio, quando eram 2.309 pessoas infectadas na cidade e que podiam transmitir o vírus.

Consequentemente, a taxa de reprodução da doença (Rt) em Curitiba se manteve estável nas últimas semanas e, segundo o painel, está em 0.77, ou seja, indicando a desaceleração da transmissão do vírus na cidade.

O Comitê Municipal de Resposta às Emergências de Saúde Pública de Curitiba se reuniu na última semana para atualizar o panorama da Covid-19 na cidade.

Atualmente, Curitiba registra menos de 300 novos casos diários da Covid-19, uma queda de 32% nos novos casos em comparação há 14 dias e redução de 29% no número dos casos ativos.

Em 2022, com 84% da população vacinada com duas doses, uma a cada cem pessoas que positivam para Covid-19 precisou de internamento (1,2%), proporção menor que os dois anos anteriores.

Mesmo assim, a pandemia continua, pois, apesar da redução, ainda é alto o número de casos registrados diariamente na cidade.

Por conta disso, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o apelo para que as pessoas sigam se vacinando contra a doença, pois, a cidade registrou uma diminuição na procura pelas doses de reforço da doença.

Em Curitiba, tanto as doses do esquema vacinal inicial (1ª e 2ª) e as do reforço são ofertadas, de segunda a sexta-feira, em 107 unidades de saúde, das 8h às 17h.

Além disso, para atender ao público que não consegue comparecer nas unidades no horário comercial, cinco unidades de saúde: Hauer, Mãe Curitibana, Bacacheri, Santa Felicidade e Vila Feliz, cada uma delas em uma região da cidade, vão estender os horários de funcionamento, nesta semana, até as 21 horas.

As equipes das unidades vão aplicar os imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação e as vacinas contra Covid-19 e contra gripe (influenza) para crianças, adultos e idosos.

A SMS começa nesta segunda-feira (22) também a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em crianças de 3 a 4 anos, que tomaram a primeira dose há 28 dias ou mais. A expectativa é que cerca de 5 mil crianças recebam o imunizante.

A vacina pode ser feita em 106 unidades de saúde, das 8h às 17h. Os endereços estão no site Imuniza Já.