A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que aprovação da reforma tributária vai impactar na geração de empregos e no PIB do país. De acordo com a ministra, o texto aprovado pela Câmara dos Deputados garante o que ela chama de “justiça tributária” e que o texto vai ter efeito imediato no PIB assim que for promulgado.

Tebet esteve em Curitiba para participar da Plenária Estadual de discussão e participação popular do Plano Plurianual Participativo do Governo Federal e disse que a reforma deve diminuir a desigualdade social do país.

A mudança também promove a isenção dos impostos para a cesta básica. A reforma garante ainda que vários setores contem com redução de alíquotas em 60% ou 100%. Entre os setores estão serviços de educação, saúde, medicamentos e cultura, produtos agropecuários e transporte coletivo de passageiros.

A ministra espera que a reforma permita que o Brasil tenha um crescimento sustentável e duradouro nos próximos anos.

Com a reforma, cinco tributos são substituídos por dois Impostos sobre Valor Agregado, um deve ser gerenciado pela União e outro vai ter gestão compartilhada entre cidades e estados.