O Rio Branco derrotou o Patriotas, por 2 a 1, pelo Campeonato Paranaense Sub-20, na Estradinha, em Paranaguá. Mas o placar da partida disputada no domingo passado (11) ficou em segundo plano por causa de uma denúncia de injúria racial: um torcedor do Rio Branco teria chamado de “gorila” o jogador Yuri Martins (foto), do Patriotas. Yuri levou o caso ao árbitro Mansley Lucio dos Santos, que relatou na súmula a queixa, e o suposto infrator foi detido por policiais militares. Depois do jogo, houve o registro de um boletim de ocorrência em uma delegacia de Paranaguá.
Preso em flagrante, este torcedor foi liberado ainda no domingo e vai responder em liberdade à acusação. Em nota oficial, o Patriotas afirmou que a mesma pessoa também chamou de “gorila” não somente Yuri, mas também Kayke, outro jogador da equipe de Curitiba.
O caso também vai ser analisado pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR).
A nota oficial do Patriotas:
“Racismo, não tem e NUNCA terá vez!
O Patriotas Futebol Clube repudia de forma veemente o fato ocorrido após o fim da partida pelo Paranaense Sub-20 Série A, diante do Rio Branco, nessa tarde, no estádio Nelson Medrado Dias, em que os atletas do Quadricolor, Yuri e Kayke, foram ofendidos com palavras de cunho racista, sendo chamados de “gorila”.
O ocorrido foi reportado ao árbitro da partida e direcionado até a polícia militar presente no local, que após identificar o “torcedor” do Rio Branco, o conduziu a delegacia, juntamente com os atletas que foram vítimas do ato.
O boletim de ocorrência foi registrado e os atletas prestaram depoimento na delegacia. O Patriotas aguarda a decisão dos responsáveis, diante desse absurdo.
JAMAIS IREMOS TOLERAR!”








