Cerca de US$ 3 milhões foram encontrados escondidos em parede falsa de mansão em Curitiba, no Paraná, durante operação de combate ao tráfico de drogas nesta sexta-feira (08). Segundo a Polícia Federal, as acusações são de que o suspeito tenha obtido lucros em eventos de lavagem de ativos financeiros para o tráfico de drogas.
A ação fez parte da operação “Follow de Money”, que foi deflagrada na última quarta-feira (06) em 17 cidades nos estados do Paraná, Santa Catarina e Ceará, que tem como alvo integrantes de um grupo criminoso que utilizava o dinheiro do tráfico de drogas para comprar imóveis, veículos e objetos valiosos para dissimilar a origem real dos recursos.
Além da quantia encontrada nesta sexta, desde o início da operação também foram encontrados diversos veículos importados, maquinário agrícola, jet-skis e outros artigos valiosos. Em algumas bolsas encontradas dentro de carros importados foram apreendidos mais de R$ 150 mil em espécie.
Equipes também identificaram duas remessas de cocaína que estariam vinculadas ao grupo criminoso. Em uma delas, a droga estava escondida em uma lixeira de metal que seria transportada para o Nordeste, com 700 kg de cocaína, que posteriormente seria enviada para o exterior.
As ações criminosas eram lideradas por um empresário da região de Curitiba com negócios no ramo de transportes, construção e aluguel de máquinas pesadas.
O responsável pela organização já foi preso por tráfico internacional de drogas e para despistar a polícia utilizava documentos falsos. O líder do grupo usava dezenas de pessoas e empresa laranjas para não chamar a atenção. Ao todo, foram adquiridos três imóveis de alto padrão na capital paranaense.
Os investigados podem responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, lavagem de dinheiro, organização criminosa e sonegação fiscal.