Mais de 80 veículos com alertas de furto ou roubo foram identificados e outros 11 foram recuperados com o auxílio das imagens captadas por um sistema de segurança em Matinhos, desde junho de 2022.

São 42 câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos que são monitoradas 24 horas por dia pela Guarda Municipal. As imagens são compartilhadas com a Polícia Civil e Polícia Militar.

Essas câmeras conseguem ser movimentadas pela Guarda que acompanha as imagens de uma central. Por lá, eles podem colocar alertas para identificar uma placa de um veículo roubado, por exemplo. O Guarda Municipal, Jeferson Caio Andrade, destaca que as câmeras auxiliam na identificação dos responsáveis por crimes.

O Prefeito de Matinhos, José Carlos do Espírito Santo, destaca que o projeto deve ser ampliado com a ajuda da população. A ideia é que as pessoas forneçam acesso às suas câmeras de fachada de residências e comércios para que os policiais possam ampliar o monitoramento.

Ele acredita que a implementação das câmeras já estão trazendo reflexos na segurança.

Outra função do projeto Cidade Segura é o auxílio em casos de violência contra a mulher. O projeto Cidade Segura ainda conta com um aplicativo disponível com um alerta especial para casos de violência contra a mulher. Por meio dele é possível fazer denúncias em caso de violação de medidas protetivas e também acionar o botão de pânico em situação de emergência.

Para autorizar o compartilhamento da câmera de segurança, o cidadão precisa preencher um formulário disponível no site www.sistemairis.com.br/prefeitura-de-matinhos/, consultar o passo a passo e edital completo de chamamento público.