Com um gol marcado pelo atacante José Hugo aos 48 minutos do segundo tempo, o Coritiba derrotou o Fortaleza, por 2 a 1, neste domingo (3), no estádio Couto Pereira, e encerrou um jejum de vitórias que durou seis rodadas na Série A do Campeonato Brasileiro. O outro artilheiro coxa-branca nesta noite foi o atacante Léo Gamalho, logo aos dois minutos da primeira etapa.

Com este resultado, o time do técnico Gustavo Morínigo, que estava entrando na zona de rebaixamento (em 17º), fechou o domingo em 12º lugar, com 18 pontos em 15 rodadas. O Fortaleza permaneceu em último, com dez.

Antes do jogo, o Coritiba prestou homenagem a Renato Follador Junior (1954-2021), que morreu há exatamente um ano devido a complicações decorrentes da Covid-19. O dirigente ocupava a presidência do clube há apenas seis meses quando faleceu. O atual presidente, Juarez Moraes e Silva, recebeu familiares do antecessor e comunicou que, a partir deste domingo, a curva de entrada do Couto passa a se chamar Setor Renato Follador Junior.

Na hora marcada para a bola rolar (18h), no entanto, houve um problema nos refletores do estádio. Por isso, a partida começou com 45 minutos de atraso.

Quando o jogo iniciou, Alef Manga cruzou da esquerda e Léo Gamalho cabeceou para fazer 1 a 0. O alviverde manteve o domínio na primeira meia hora, mas depois viu o Fortaleza equilibrar. Aos 37, Zé Welison cobrou falta e a bola passou perto da trave do goleiro Rafael William.

Com os reforços de titulares que estavam sendo poupados para a Copa Libertadores da América (os meias Lucas Lima e Yago Pikachu), o Fortaleza atacou mais no segundo tempo e empatou aos 37 minutos, com um cabeceio de Habraão, após cruzamento de Romarinho pelo lado esquerdo. Este gol aconteceu imediatamente após a expulsão do lateral-direito coxa-branca Nathan Mendes, que atingiu Juninho Capixaba com a sola da chuteira.

No lance que encerrou a seca do campeão paranaense na Série A, José Hugo aproveitou um lançamento do goleiro Rafael William e escapou de três adversários antes de entrar na área e tocar na saída do goleiro Marcelo Boeck. Este foi o primeiro gol deste atacante de 22 anos, emprestado pelo Azuriz, de Pato Branco, em cinco jogos com a camisa coxa-branca.

No próximo domingo (10), às 11h, também no Couto, o Coritiba vai receber outra equipe que está na zona de rebaixamento da Série A: o Juventude, o penúltimo colocado, com onze pontos.

Já o Fortaleza vai enfrentar o Estudiantes na próxima quinta-feira (7), às 21h30, em La Plata, na Argentina, pela Libertadores. O vencedor deste confronto avança para as quartas-de-final. Em caso de empate, pênaltis vão apontar o classificado.