O segundo dia de jogos da Copa do Mundo, no Catar, foi marcado pela estreia de seis brasileiros da equipe de arbitragem. Entre eles Bruno Boschilia, que é o único paranaense na competição (nenhum jogador nascido no Paraná foi convocado). Este curitibano de 39 anos atuou em uma partida sem polêmica, a vitória da Holanda sobre Senegal, por 2 a 0, nesta segunda-feira (21).

Formado em educação física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Boschilia é orientador na Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude, em Curitiba e está no quadro da FIFA desde 2014. Ele é o segundo paranaense que atua na arbitragem de uma Copa do Mundo: em 2010, Roberto Braatz, de Marechal Cândido Rondon, foi escalado para duas partidas na África do Sul.

Durante o outro jogo desta segunda-feira com trio brasileiro, a goleada da Inglaterra contra o Irã, por 6 a 2, o paulista Raphael Claus recebeu críticas nas redes sociais. Claus não consultar o vídeo em um lance que poderia valer pênalti para a Inglaterra: houve polêmica quando Maguire foi puxado pela camisa dentro da área, logo aos dois minutos. Já no final, o árbitro reviu um lance e marcou a penalidade que rendeu o segundo gol iraniano.

COPA DO MUNDO – 1ª rodada 

Segunda-feira, 21/11

Jogos com arbitragem brasileira

HOLANDA 2 x 0 SENEGAL

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio-GO

Auxiliares: Bruno Boschilia-PR e Bruno Pires-GO

INGLATERRA 6 x 2 IRÃ

Árbitro: Raphael Claus-SP

Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correia-RJ e Danilo Simon Manis-SP

A catarinense Neusa Inês Back, que atua pela Federação Paulista de Futebol, também está na Copa do Mundo, mas ainda não estreou.