Começa hoje (09) o Vive le Victor. Foi tema da nossa conversa de sexta-feira passada com o Francisco Urban, proprietário dos restaurantes (confira neste link a entrevista completa). E neste ano ainda tem um fator a mais, na relação mais próxima com a França: às vésperas da Olímpiada de Paris.

Ouça a coluna de Luiz Augusto Xavier desta terça-feira (9):

O festival gastronômico acontece no restaurante desde 2011, como uma homenagem à Queda da Bastilha*, que os franceses comemoram no dia 14, e, desta vez, servirá como oportunidade para os curitibanos conhecerem ainda mais a cultura e gastronomia do país olímpico. Além do menu completo, o restaurante também oferecerá uma experiência completa da França, com decoração especial, músicas típicas tocando no salão e até mesmo cardápio escrito em francês – claro, com a descrição em português ao lado.

O menu completo (com entrada, prato principal e sobremesa) terá o preço fixo de R$ 119 por pessoa (sem reserva) e R$ 105 (com reserva).

Quer saber o que tem?

As duas opções de entrada serão a Sopa de cebola com massa folhada ou Coquille Saint-Jacques de camarão; de prato principal, o Boeuf bourguignon, Linguado à belle meunière ou Camarões à provençal (foto acima); e de sobremesa, Profiteroles ou Crepe Suzette. Para beber, os sommeliers irão indicar vinhos franceses – para todos os bolsos – que harmonizem com os pratos escolhidos no menu.

Para ambientar o cliente, a experiência francesa será desde a chegada na mesa. O “Reservado” dará lugar ao “Réservè”, os pratos no cardápio serão escritos em francês (com a descrição em português ao lado), músicas típicas tocarão pelo salão e itens decorativos vão enfeitar o restaurante, como a Torre Eiffel iluminada, para os clientes tirarem fotos. E, caso queira postar alguma foto do evento no Instagram e marcar o restaurante, ainda levará uma baguete, preparada de forma artesanal, para casa.

Este evento, segundo o conceito da casa, é uma forma de homenagear e enaltecer a cultura e gastronomia francesa, que é rica, complexa e saborosa, além de relembrar a Queda da Bastilha.

O evento acontecerá no Victor do São Lourenço (Rua Lívio Moreira, 284) e da Praça da Espanha (Rua Saldanha Marinho, 1650), até o dia 20 de julho, de terça a sábado, durante o jantar.

Para reservar mesa e garantir desconto, é possível entrar em contato com as unidades pelo número (41) 99684-0509 ou pelo site www.restaurantesvictor.com.br/vive-le-victor-2024/.

*Para quem não sabe, a Queda da Bastilha foi uma revolta popular contra o antigo regime, e ocorreu no dia 14 de julho de 1789, em Paris. A população francesa invadiu a Bastilha, que era uma antiga prisão, símbolo da opressão vivida na época, na qual o rei concentrava todo o poder do Estado. Esta ação simbolizou o início da queda do antigo regime e se tornou um marco para o início da Revolução Francesa, estabelecido pelos historiadores como referência para determinar o início cronológico da Idade Contemporânea.