A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba seguirá a determinação do Ministério da Saúde divulgada na última terça-feira (16) e irá aplicar a segunda dose da vacina anticovid nas pessoas que receberam imunizantes produzidos pela farmacêutica Janssen. Antes, a recomendação era dose única.

Segundo Márcia Huçulak, secretária municipal de saúde, os moradores da cidade, vacinados com a Janssen, devem ficar atentos aos canais de comunicação do executivo municipal e ao aplicativo Saúde Já. Assim que a capital receber os lotes de vacina da Janssen, a população será convocada para a segunda aplicação.

O Ministério da Saúde informou que na próxima sexta-feira (19) deverá iniciar uma distribuição de lotes de vacinas da Janssen para os estados.

O intervalo definido pelo laboratório fabricante é dois meses entre a primeira e a segunda dose. Em Curitiba até o dia 22 de novembro 38.103 pessoas estarão dentro do prazo para completar o ciclo vacinal.

O Ministério da Saúde também anunciou a aplicação da dose de reforço para todos as pessoas com 18 anos ou mais após 150 dias da aplicação segunda dose.

A secretária reforçou o apelo para aquelas pessoas que ainda não tomaram a segunda da vacina contra a Covid-19 de outros laboratórios.

Para aquelas pessoas acima de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose a orientação é ir a um dos postos de saúde. No caso dos adolescentes, a secretaria da saúde aguarda novo lote da Pfizer para retomar a imunização.

Márcia Huçulak voltou a pedir para que a população siga com os cuidados contra a Covid-19, mesmo com uma melhora nos números da pandemia na cidade.