O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) esteve presente no Encontro dos Municípios Paranaenses (Emupar), evento realizado pela Associação dos Municípios Paranaenses (AMP). Durante cerimônia nesta quarta-feira (20), ele falou sobre a necessidade da implementação da Reforma Tributária no país. O projeto deve ser regulamentado até o final do mês.

A Reforma Tributária foi aprovada no final do ano passado e deve começar a ser implementada em 2026 até 2032. A medida prevê a extinção de cinco tributos, que serão absorvidos por outros impostos.

Porém, a medida é alvo de polêmica por parte dos prefeitos dos municípios brasileiros, já que os gestores municipais alegam que a iniciativa causará perda nos repasses de tributos às cidades. Durante o encontro, o presidente da AMP, Edimar Santos, falou sobre a necessidade de fortalecer os municípios.

O evento conta com cerca de 4 mil participantes e pretende apresentar iniciativas e palestras para o fortalecimento das cidades do Paraná. Durante o evento, a Itaipu Binacional indicou a realização de R$ 2,3 bilhões de investimentos no Paraná e no Mato Grosso do Sul.