O Paraná foi o terceiro estado que mais gerou empregos formais em todo o Brasil nos cinco primeiros meses de 2024, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho. Entre janeiro e maio, foram gerados 96 mil novos postos de trabalho em todo o Estado, resultado da diferença entre as 880,4 mil admissões e os 784,4 mil desligamentos registrados em 2024.

O Paraná ficou atrás somente de São Paulo e Minas Gerais. Na sequência, com menos empregos criados do que o Paraná, estão Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás e Rio Grande do Sul. Em todo o Brasil, o saldo positivo no acumulado do ano foi de mais de um milhão de empregos gerados.

O saldo positivo de vagas criadas no Paraná em 2024 é 51,7% superior ao registrado no mesmo período de 2023, quando foram registrados 63,2 mil novos empregos. Levando em conta somente os postos de trabalho criados em maio de 2024, o saldo positivo foi de 8 mil novas vagas, fruto da diferença de 163,4 mil admissões e 155,3 mil desligamentos.

Com isso, o Paraná chega a mais de três milhões de pessoas empregadas com carteira assinada segundo o Caged, o maior estoque já registrado em toda a série histórica do levantamento desde que foram adotados os padrões estatísticos atuais, em janeiro de 2020.