O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) realizou na noite desta quinta-feira (9) a audiência pública em Guaratuba para debater o novo contrato para operação do ferry-boat de ligação com Matinhos. Atualmente, a travessia está operando através de um contrato emergencial com a empresa Internacional Marítima, com prazo de término para agosto deste ano.

Na audiência, foram apresentadas à população as premissas da nova contratação, entre elas os estudos ambiental, jurídico, operacional, de tráfego e a modelagem econômica.

A licitação ocorrerá pela modalidade de concorrência pública em lote único. Neste modelo, são analisadas as propostas mais vantajosas para administração pública, com análise rigorosa dos documentos de habilitação das participantes pela comissão de julgamento do DER/, para que então seja declarada a vencedora.

Somente em 2022, o Governo do Paraná investiu R$ 80.393.485,32 no ferry-boat de Guaratuba-Matinhos. Foram R$ 36 milhões destinados para a reforma de três ferry-boats e quatro atracadouros, com objetivo de garantir maior segurança e uma travessia mais rápida aos usuários.

Previsto pela lei estadual 15.749/2007, todos os veículos emplacados e pertencentes a proprietários residentes no município de Guaratuba terão isenção da tarifa.

Já o valor da nova taxa ainda não está definido, mas o diretor-geral do DER/PR destaca que ela não deve sofrer grandes alterações.

Após a realização da audiência pública, as dúvidas e sugestões serão analisadas para inclusão no termo de referência.

Com informações da assessoria