Neste ano, 407 quilos de cocaína foram apreendidos no Porto de Paranaguá, segundo a Receita Federal do Brasil. Os servidores do órgão já realizaram 13 apreensões no município em 2023.

Luciano do Carmo Andreoli, delegado da Alfândega da Receita Federal em Paranaguá, afirma que as ações são executadas por equipes especializadas.

Até semana passada, 407 quilos de cocaína tinha sido apreendidos.

O delegado da receita afirma que há apoio dos terminais durante as operações.

Nesta sexta-feira (28), a Polícia Federal cumpriu três mandados de busca e apreensão contra suspeitos de envolvimento no tráfico internacional de drogas. De acordo com as investigações, a apreensão de drogas em abril de 2021 e fevereiro de 2022 levaram os policiais até o grupo que contaminava contêineres com cocaína. Entre os investigados estão caminhoneiros e também um homem responsável pelo aliciamento e pagamento destes motoristas. A operação ilegal acontecia no Terminal de Contêineres de Paranaguá – TCP, em carregamentos com destino a países europeus.

As apurações policiais concluíram que a droga foi levada para o porto a bordo de caminhões, dirigidos motoristas que tinham autorização para a realização de atividade lícita no terminal, mas que alteraram a rota programada para se aproximarem indevidamente de contêineres a serem contaminados. Um deles chegou a ser preso em flagrante na época.
Após a conclusão das análises, a Polícia Federal deve encaminhar o caso ao Ministério Público (MPF) e ao Poder Judiciário federais.