O número de casos ativos de Covid-19 em Curitiba caiu 32% nos últimos 14 dias. Nesta quarta-feira (10) a cidade estava com 2.953 casos ativos. Quando a comparação é de um mês a queda é maior. Em 10 de julho o número de casos ativos era de 6.355: redução de 53%.

Neste ano o pico de casos ativos na capital foi registrado no dia 01 de fevereiro, quando o número estava em 16,7 mil casos. Na época, a circulação da variante Ômicron foi a responsável pela alta nos números da doença.

Para que os números caiam ainda mais é necessário que a população continue com os cuidados contra a doença e o mais importante: não deixe de tomar as vacinas de reforço. É o que afirma o médico infectologista Francisco Magalhães.

O especialista lembra que as pessoas que já tiveram Covid podem ficar doentes novamente.

O médico infectologista destaca que a vacinação é fundamental para controle da transmissão da Covid-19.

A taxa de abandono de dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em Curitiba é de mais de 33%. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), até o dia 31 de julho de 2022, do total de 1,6 milhão de usuários que deveriam ter realizado sua dose de reforço da vacina Covid-19, 538 mil não compareceram. O levantamento foi feito pela Prefeitura a pedido da CBN Curitiba.

Em junho deste ano a cidade abriu a aplicação da 2ª dose de reforço contra a Covid-19 para os moradores de Curitiba entre 40 e 49 anos. Nesta faixa são 164,5 mil curitibanos. Desde então não há chamados para o público abaixo dos 40.