As eleições para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Paraná devem acontecer no início da próxima semana, durante sessão plenária da Casa. O anúncio foi feito pelo presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano (PSD), nesta terça-feira (06).
O parlamentar indicou, em coletiva de imprensa, que a votação aconteceria na terça (13), mas posteriormente a assessoria da Casa indicou que deve ser na próxima segunda (12).
Com relação aos possíveis nomes para concorrer ao cargo, o atual presidente sinalizou o nome do deputado Alexandre Curi (PSD) na presidência, deputada Flávia Francischini (União) como vice-presidente e deputado Gugu Bueno (PSD) como primeiro-secretário.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal em 2022, não pode haver a reeleição consecutiva de um mesmo presidente. Por conta disso, Ademar Traiano não pode disputar o cargo para o próximo biênio.
SAIBA MAIS:
Essa decisão desconsiderou as presidências anteriores a 2021, por isso Traiano ainda pôde exercer a Mesa no biênio 2023-2024. Agora com sua saída, o parlamentar terá concluído cinco mandatos consecutivos. Ele comentou sobre as mudanças.
Segundo a Assembleia, a Mesa Diretora é o órgão colegiado dirigente dos trabalhos legislativos. A Mesa é composta por nove parlamentares, sendo o presidente; três vice-presidentes e cinco secretários. O mandato é de dois anos e a posse da nova gestão eleita acontece em fevereiro de 2025.